29 de mai. de 2009

Encontro em 26 de maio de 2009

presentes: Rosana, Valderez, Lucia Bitt., Lucia Loeb, Angela, Rosa, Reinaldo, Luise

1- Luise definiu cronograma para os próximos encontros antes do recesso de julho.

04/06- Apresentação de trabalhos. Reinaldo. Programar exposição 2009/2010.

18/06- Entrega dos relatórios

25/06- Entrega dos artigos sobre conversa com artistas e cronograma individual para segundo semestre de 2009.
Festa colaborativa


2- Angela apresentou trabalhos recentes. o uso de bastão oleoso numa série de trabalhos chamou a atenção. Luise recomendou amplia os tamanhos dos desenhos.



3- Valderez apresentou fotos de trabalhos pré-mestrado (caixas com elementos da natureza ligados à memória afetiva de lugares que visitou). Apresentou videos e fotos da sua pesquisa no mestrado e conversou sobre possibilidades de retomada do trabalho artístico.



4- Rosana apresentou uma tela composta de várias (patchwork) onde retoma seu trabalho do mestrado (auto-retrato) com pintura direta e tecido com aplicação de bordados, macramês e recortes. Após um longo período sem produzir Rosana se diz feliz por voltar ao grupo e poder desenvolver sua pintura.


5- Reinaldo apresentou site criado para o grupo.
http://sites.google.com/site/arteememoria/

14 de mai. de 2009

Encontro Especial em 14 de maio de 2009.

Encontro com o artista Hugo Fortes e o crítico Marcio Harum (dentro da disciplina História Estética da Arte-Mídia conduzida por Christine Mello no Mestrado em Artes visuais da FASM.

presentes: Luise, Valderez, Lucia Loeb, Lucia Bittencourt, Rosana, Angela, Claudia, Sueli, Rosa, Marcia.

1- Hugo Fortes- http://sites.google.com/site/forteshugo/
Mostrou sua produção artística e acadêmica ligada à poética da água. Em 2007 foi vencedor do Prêmio CAPES de Tese, com o trabalho "Poéticas Líquidas: a água na arte contemporânea",
Apresentou videos feitos em Berlim durante seu Doutorado que foram comentados por Marcio Harum e Chris Mello.



2- Luise incluiu os seguintes títulos na bibliografia geral:

Zambrano, Maria. “Los Sueños y El Tiempo”. Biblioteca de ensaio Siruela, Madrid, 2006.

Lipovetsky, Gilles; Charles, Sébastian. “Os Tempos Hipermodernos”.

“Sobre El Tiempo”, La Marca Editora, www.lamarcaeditora.com.

Bachelard, Gaston. “A Poética do Espaço”: In:Os Pensadores. Editora Abril, São Paulo, 1978. p.183-354.

Buñuel, Luis. “Meu Último Suspiro”. Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1982.

Didi-Huberman, Georges. “L’Empreinte”Centre Georges Pompidou. Paris, 1997.

Manguel, Alberto “Lendo Imagens”. Companhia das Letras, São Paulo, 2001.

Waldman, Berta “Entre Passos e Rastros”. Editora Perspectiva, São Paulo, 2003.

Ginzburg, Carlo. “Olhos de Madeira: Nove reflexões sobre a distância”. Companhia das Letras, São Paulo, 2001.

Concinnitas 8. ano6. vol.1 número8. Julho 2005 “Cicloviaérea”. UERJ- Rio de Janeiro- Revista do Instituto de Artes da UERJ.

Maffesoli, Michel. “O Instante Eterno”. O retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Ed. Zouk, São Paulo, 2003.

Bachelard, Gaston. “La Intuición del Instante”. Fondo de Cultura Econômica, México, 2000.

Townsend, Chris. “The Art of Bill Viola”. Thames and Hudson, London, 2004.

24 de abr. de 2009

Encontro em 23 de abril de 2009 (no ateliê de Rosa Esteves)

presentes: Luise, Valéria, Rosa, Claudia, Rosana, Cássia, Lucia Loeb, Lucia Bittencourt, Sueli, Reinaldo.

1- Rosa apresentou seus trabalhos em seu ateliê o que permitiu uma compreensão melhor de sua trajetória como artista.
Nutritivas- Argila moldada em forma de corpo com sementes implantadas que brotam, crescem e morrem com a desidratação da peça.
Vídeo- Visto como uma "finalização" do trabalho Nutritivas é o registro da devolução das peças à natureza e sua decomposição na água. Outros vídeos estão programados utilizando outros elementos: fogo, terra e ar.
Em seu trabalho sempre utilizou a gravura e cerâmica como meio de expressão e os temas do corpo, do universo feminino, das deusas, do primitivo são uma constante. São imagens recorrentes que são trabalhadas e retrabalhadas sempre em formas redondas, um,a constante desde que trabalhou com as conchas (década de 1980 e inicio dos anos 1990).
Dedica-se nos últimos 5 anos a pesquisar uma tia bisavó que foi educadora e ficou 37 anos internada no Pinel. A memória deste parente, imagens, escritos e relatos são sua matéria prima para uma futura exposição/ instalação.
Vídeo de 1991 de Rosa Esteves e Cássia Gonçalves na exposição Impressões Impressas na Itaú Galeria onde mostram os meios para obtenção das estampas exibidas.
Rosa entregou aos participantes o texto Grete Stern: Anotações sobre Fotomontagem, exposição que foi divulgada por ela no último encontro.
Ver texto Corpo Comestível Anotações Poéticas ao final desta postagem
Ver video Nutritivas: http://www.youtube.com/watch?v=zH3n6ov2Ep8

2- Cláudia Tatit apresentou três novas pinturas sendo duas acrílicas sobre tecido (aprox. 100 x 200cm) e um óleo sobre tecido inacabado (aprox. 80 x 120 cm). Detectamos que a cor do seu trabalho (fortemente submersa em branco nos trabalhos do mestrado- 2008)estão vindo à tona. Novas formas aparecem com vigor em fundo de tons pastéis obtidos à partir do esmaecimento de cores fortes por camadas de branco diluído. Talvez reflitam uma nova fase em sintonia com sua vida pessoal.
Ela apresentou uma série de desenhos com linhas sinuosas feita à partir de visão aérea de rios (google earth). Utilizou ecoline sobre papel vegetal permitindo transparência por sobreposição dos trabalhos que vistos pelo avesso ficam um pouco esmaecidos, mais parecidos com o efeito obtido na pintura.

Luise comenta sobre a pintura e a dificuldade de saber quando parar. A questão da solidão e do silêncio para o momento da criação é explorado por Marguerite Duras* no livro Escrever que contém três contos.
*- Marguerite Duras (4 de abril de 1914, Indochina Francesa (hoje Vietnã) - 3 de março de 1996), foi uma escritora e diretora de filmes.
"Escrever é também não falar. É calar-se. É gritar sem fazer ruído."




3- Sueli apresentou as impressões em papel fotográfico das imagens que serviram de base para os trabalhos apresentados no último encontro. O comentário geral é que as imagens fotográficas obtidas tinham uma poesia noturna singular e eram, em si, um trabalho interessante.

4- Lucia Bittencourt mostrou colagens na qual explora o tema da passagem do tempo e sua relação com o corpo feminino ( e seu próprio corpo, tema do mestrado- 2008).
De forma surreal ela compõe imagens poderosas em que explora sua temática. Longe de aleatórias as montagens são cuidadosas onde a narrativa contida não se sobrepõe à questão estética.
Reapresentou seus trabalhos em acetato e vidro com imagens manipuladas do seu rosto que sobrepostas criam profundidade, nos sentidos físico e metafórico.

5- Texto oferecido por Rosa Esteves:
Corpo comestível
anotações poéticas
Rosa Esteves
Pedaços de um corpo feminino moldados em chocolate e marzipã.
Peitos, bocas, colo, púbis..., em tamanho reduzido ou natural,
servidos sobre a mesa – um trabalho que atualiza o debate sobre as
difíceis relações entre arte e consumo na contemporaneidade. Contra
o fetichismo da saúde, o culto ao músculo-espetáculo, a experiência
aqui é a do registro delével de um corpo que se configura à margem
das armadilhas narcísicas, a salvo das imagens prontas,
convencionais, colocadas à nossa disposição pelos imperativos da
propaganda, da beleza serializada. Experiência que se prende ainda à
recuperação de uma certa imagem do feminino num momento
histórico em que as distinções de gênero se esbatem, em que o
erotismo deriva para o espaço da transexualidade, do charme
andrógino, do corpo-prótese e do gozo artificial. [...] Se o corpo é,
como queria Merleau-Ponty, a um só tempo vidente e visível, se a
relação corpo-mundo é de natureza estesiológica, havendo uma carne
do corpo e uma carne do mundo (e uma interioridade que se propaga
de um a outro), esses pedaços de corpo, impressões fósseis do mundo,
seguirão constituindo objetos internos bons, criando água em todas as
bocas do espírito.
Fabio Weintraub

17 de abr. de 2009

Encontro em 16 de abril de 2009.

presentes: Luise, Sueli, Lucia Loeb, Lucia Bittencourt, Rosana, Angela, Cláudia, Rosa, Valéria e Reinaldo.

1- Rosa Esteves apresentou a exposição OS SONHOS DE GRETE STERN: FOTOMONTAGENS no Museu Lasar Segall (R. Berta, 111) de 04/04 a 28/06/09. Cartazes da exposição serão afixados na FASM.

2- Luise apresenta vários textos que ficarão disponibilizados na sua pasta de mestrado. A Tese de Ana Tatit que possui vários depoimentos de artistas que são de interesse para o grupo ficará disponível com Luise para consulta.

3- Sueli Vital apresentou seus trabalhos com inpressões digitais com acasos incorporados. esta imagens sào agrupadas em "livros" ovais, redondos e retangulares que tem em comum a manuseabilidade criativa tornando-se algumas vezes em objetos tridimensionais. Seu tema principal é a noite e imagens noturnas de flores.
Link para mais trabalhos: www.flickr.com/photos/livroarbitrio



4- Lucia Loeb apresentou seus livros de fofografias e trabalhos com fragmentos de imagens que ganham visibilidade por meio da manipulaçào do tomo explorando o volume das páginas sobrepostas criando efeitos tridimensionais. Apresentou video feito a partir de sequências de filmes que tratam de fotografia, revelação fotográfica e cinema. Vai expor na Galeria Vermelho em novembro. Mostrou trabalhos recentes em gravura com motivos geométricos sequenciais (estampas tiradas em várias fases do processo de preparação da Xilogravura).




5- Valéria apresentou um fotograma original que gerou fotogravuras que ainda estào em processo. Seu trabalho fotográfico anterior enfocava o nu artístico como tema recorrente. Sua tendência de mais em laboratório fotográfico a tomada das imagens a levou a acumular técnicas para uma nova produção artística calcada em vestígios de imagens e escrita (poemas). Quer partir desta idéia para desenvolver uma série de novos trabalhos.
Link para mais trabalhos: http://www.valeriagarciaportfolio.blogspot.com/


6- Próxima reunião será no ateliê de Rosa Esteves (23/4/09) 14 hs.

19 de mar. de 2009

Encontro em 19/03/2009

presentes: Angela, Sueli, Valderez, Lúcia B., Lucia L., Claudia, Reinaldo e Luise

1- Luise antecipou algumas mini-reuniões já agendadas:

16/4- Valéria / Rosa / Sueli / Lucia L.
30/4- Cláudia / lucia B. / Valderez
14/5- Reinaldo /Rosana / Angela
28/5-
4/6-
18/6-
25/6- Dia adicionado ao calendário inicialmente distribuído

Obs.- Houve cancelamento do encontro em 2/4 que deverá ser substituído por visita a ateliê ou exposição.

2- Novo membro do grupo: Lucia M. Loeb apresentada por Sueli.

3- Luise devolveu os textos (comentados) que lhe foram entregues no final do semestre passado pelos membros do Grupo.

4- Proposta uma forma mais "virtual" de participação no grupo. Comparecimento no início do semestre para mostrar trabalhos e definir texto a ser produzido e ao final do semestre para apresentação do texto e discussão sobre evolução do trabalho. Esta forma pretende incluir interessados de fora de São Paulo que não podem comparecer a todas as reuniões.

5- Luise falou com Salete (Graphias) sobre possivel exposição no final de 2009 ou início de 2010.

6- Sugerida a prática (exercício) de comentários escritos pelos membros em relação aos trabalhos apresentados dos colegas.

7- Reinaldo mostrou 20 trabalhos recentes impressos em grandes dimensões sendo alguns relacionados com formas de escrita, tema iniciado no semestre passado. Vai preparar texto de artista com referências bibliográficas atuais.

12 de mar. de 2009

Encontro 12 de março de 2009

presentes: Valéria, Rosa, Angela, Cláudia, Rosana, Reinaldo e Luise

1- Luise explica a diferença entre Grupo de Pesquisa (o que já fazíamos em 2008 e continuará em 2009) e Grupo de Pesquisa (direcionado para produção de textos, publicação ampliando o vínculo com a FASM por meio de pagamento tendo em contrapartida a permissão de uso de biblioteca e ateliês.

2- Luise solicita que cada membro do grupo apresente ao longo do semestre seu projeto de trabalho e produção, trazendo material novo para apreciação. Serão agendadas mini-reuniões dentro do tempo dos encontros para uma conversa mais direcionada com cada um quando ela pode apresentar textos de apoio específico para cada pesquisa.

3- Luise instiga cada um a selecionar uma artista, analisar como este fala do seu trabalho e traçar diálogos entre o trabalho de cada um com o artista escolhido. o resultado deve ser um artigo.
Há disponibilidade de novos textos com testemunhos de artistas na pasta de pós da Luise que se encontra na copiadora.

4- indicação bibliográfica: BURK, Peter Testemunha Ocular

5-Rosa Esteves apresentou e doou catálogos do Projeto Tripé- 2008 do SESC/SP da qual fez parte.

6- Reinaldo apresentou cartaz da primeira exposição do projeto itinerante Circulando Em Outras Dimensões que será inaugurada na Gravura Brasileira. Para mais detalhes ver: http://www.circulandoemoutrasdimensoes.blogspot.com

7- Buscaremos organizar exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, dentro do tema, com publicação de catálogo. Idéias e sugestões devem ser canalizadas para Reinaldo.

9 de dez. de 2008

Palestra de Marcelo Moscheta em 4/12/2008

Apresentação de trabalhos, percurso artístico, projetos e técnicas.
www.marcelomoscheta.art.br

23 de out. de 2008

Ata Reunião em 23/10/2008 (parcial)

1- Palestra de Cláudia Valladão
Texto Arquivos da Memória de Cláudia Valladão publicado na revista Cult: http://revistacult.uol.com.br/website/news.asp?edtCode=A0CEA9A1-CE22-4AC5-AB1B-A9D302E460AB&nwsCode=FE01CB3E-6B91-4968-88CA-6DB8375B0660
Veja também - Arquivos da memória: Aby Warburg, a história da arte e a arte contemporânea, publicado na Revista Concinnitas de julho de 2008. http://www.concinnitas.uerj.br/resumos11/mattos.htm

2- Inclusão de bibliografia:

"Image et Mémoire" Les Cahiers de Grimh no.3
Actes du 3e.Congrès International de Grimh
Lyon, 21-22-23 Novembre 2002.

BRUNI, José Carlos; MENNA-BARRETO, Luiz; MARQUES, Nelson (orgs)"Decifrando o Tempo Presente" Editora UNESP, SP, 2007.

3- Próximos encontros
6/11- 5a. feira- Normal/atendimentos
4/12- Marcelo Mosqueta (14:00hs) Palestra
11/12- Encerramento (Entrega e apresentação de textos e trabalhos)

4- Rosa Esteves informa sobre sua participação em duas exposições no SESC:

4.1- Projeto Tripé – SESC Pompéia abertura dia 06 de novembro de 2008, às 20hs até o dia 06 /12/ 2008 com a obra Ex-votos, 2004 (monotipia encapsulada em parafina- foto abaixo)


4.2- Exposição: Permanente Transitório: O Espaço Expandido – SESC Santos abertura dia 15 de novembro de 2008, às 10hs até o dia 15 /12/ 2008 com a obra Nutritivas, 2006, Argila e sementes- (foto abaixo)


5- Cássia comunica sua participação em exposição na ECKE-GALERIE (www.ecke-galerie.de) Das Kleine Format- (trabalhos com até 30 x 30 cm).

DAS KLEINE FORMAT
Jahresausstellung
von Mitgliedern der Künstler-
vereinigung Augsburg „Die Ecke“
und Künstlern der Galerie


28. November – 24. Dezember 2008

Vernissage
am 27. November, 19.30 Uhr

29 de set. de 2008

Reunião em 25/10/2008

Alteração de data de reunião: sai 27/11 (banca Luise) entra 4/12(com palestra do Marcelo Mosqueta).

Dia 11/12 - Último encontro do ano de 2008. Apresentação dos trabalhos e entrega do relatório final, anexando imagens e reflexão.

Resumo da Palestra
Ricardo Ribenboim mostrou partes do trabalho artístico, focalizando diversos períodos; das garrafas de Coca-Cola aos objetos submersos no oceano. Nestes objetos, com o passar do tempo, formas de vida, como anêmonas, conchas e algas se agregam às formas.
Ricardo explora os materiais nas suas qualidades: resistências, flacidez, cores, líquidos, ar, enfim, são os elementos que ele utiliza na construção de sua poética.

5 de set. de 2008

REUNIÃO EM 04/09/2008

Luise solicitou aos participantes que manisfestem seu interesse em permanecer no Grupo de Pesquisa e definiu datas e ações para o semestre:

27/11 - Apresentação dos trabalhos prátios e textos (lidos). Reunir trabalho prático/ leituras/ palestras.

11/12 - entrega dos textos (reflexão sobre o trabalho prático/ ligação com leituras, se tiver.

Luise informa que solicitou espaço na FASM para exposição de trabalhos do Grupo para 2009. Vamos tentar viabilizar exposição ainda em 2008. Reinaldo verifica espaço expositivo círculo3.

Angela viabilizou Blog para os artigos de jornais selecionados por Luise (Veja ARTIGOS nos links deste blog).http://artigosmemorias.blogspot.com/
Reinaldo vai viabilizar blog de images para o Grupo.

Convite a todos para exposições e defesas de dissertação de:

Cássia Gonçalves
defesa- 18/9 14:30hs na FASM
exposição: de 17 a 20 de setembro na Galeria Gravura Brasileira ver: http://www.marcasdaminhaexistencia.blogspot.com
Encontro com a artista marcado para 19/9 (sexta-feira), 15:00hs, quando falará sobre os trbalhos e sua dissertação.

Valderez Frigo
defesa- 11/9 9:00hs
exposição: na FASM à partir de 8/9.

Reinaldo divulga sua participação na Exposição ENTRETIRAS http://www.entretiras.blogspot.com com trabalhos ligados à pesquisa realizada no Grupo com manipulações de imagens de sucata de informática.

No encontro de 02/10 reinaldo apresentará images digitalizadas de livro Les Corps Évanoui Les Images Subites que serão comentadas por Luise.


Nova Bibliografia:

Robertson, Jean, 1950- "Themes of contemporary Art: Visual Art after 1980" Oxford University Press, Inc. 2005 ISBN-13:978-0-19-516215-8

Dean, Tacita; Millar, Jeremy."Place" Thames and Hudson, New York, 2001 ISBN 0-500-93007-4

Steiner, Barbara; Yang, Jun "Autobiography" Art Works, Thames and Hudson, New York ISBN 0-500-93005-8

Marcelina, Revista do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. Ano1, v.1(1.sem.2008).- São Paulo:FASM, 2008 Semestral ISSN 1983-2842 Mello, Christine Imagem Digital como Memória

2 de set. de 2008

Reunião em 21/08/2008 - Visita de Flávia Ribeiro

Flávia Ribeiro, na sua conversa com o Grupo de Pesquisa: Arte, Memória e Tempo da FASM, comentou alguns aspectos da sua formação como tanbém contatos e vivências com artistas que estimularam o seu trabalho de arte. Foi muito interessante o relato da artista em relação aos seus processos de criação: de como nasce um projeto e como este indica uma continuação.



No depoimento da artista foi possível perceber como os diferentes trabalhos se interligam e dialogam. Nos seus últimos trabalhos destacou a importância do cooperativismo: gravuras realizadas em parceria. Nesta trajetória , as individualidades se mesclam, se fundem: um olhar sobre a origem da gravura, sua produção anônima.



A artista comentou sobre os desafios do trabalho, as descobertas, a relação íntima do fazer e pensar o projeto artístico, no caso de Flávia Ribeiro, calcado numa grande atração pelas impressões gráficas. (Luise Weiss)

Flávia doou catálogos ã Biblioteca da FASM.

Adicionado à bibliografia:
Bulhões, Maria Amélia (org.) "Memória em Caleidoscópio: Artes Visuais no Rio Grande do Sul" Ed. da UFRGS, 2005.

7 de ago. de 2008

Reunião em 07/08/2008

- Luise mostrou caderno de recortes de matérias de jornais dos últimos anos que ficará disponível na pasta do Grupo de Estudos Arte, Memória e Tempo na copiadora.

- Cada um falou de suas leituras e andamento do trabalho artístico.

- Rosa trouxe álbum e material para falar de sua pesquisa.

- Luise confirma alguns convidados para as reuniões do semestre:
21/8 - Flávia Ribeiro
25/9 - Ricardo Ribenboim
23/10- Cláudia Valadão (sobre arquivo de imagens de Abi Warburg).
6/11- Marcelo Moscheta

- Cássia sugeriu o livro A Intuição do Instante de Gaston Bachelard para inclusão na bibliografia, o que foi feito.

- Luise informa sobre palestra do artista alemão Horst Hocheisel que estuda a influência do holocausto na arte européia. Ele desenvolve projetos e produz monumentos ligados à sua pesquisa. Recentemente realizou palestra na USP Maria Antonia sobre Arte e Memória onde fez uma instalação aludindo à própria memória do espaço.
data: 12/8 14:00hs
Unicamp (Auditório da Pós do Instituto de Artes).

12 de jun. de 2008

Reunião em 12/06/2008

1- Adriana mostrou seus trabalhos

2- Luise revisou as datas das reuniões:
Segundo semestre de 2008- Reuniões quinzenais com prática em atelier
Datas: 7/8; 21/8; 4/9; 25/9; 2/10; 23/10; 06/11; 27/11; 11/12 (já atualizado neste blog no item Funcionamento).

3-Fizemos testes de utilização de papel poliéster como matriz para impressão com tinta gráfica de imagem fotográfica obtida a laser e de desenho com lápis litográfico. Técnica parece promissora por ser rápida, de baixo custo e boa qualidade. Aperfeiçoamentos técnicos fazem-se necessários.

4- Apresentado o conteúdo do blog arteememoria@blogspot.com em datashow. Reinaldo aguarda material dos pesquisadores para publicar (miniCV, minitexto sobre o trabalho, links, CVlattes e imagem para "apresentar" o trabalho).

15 de mai. de 2008

Ata Reunião 15/5/08

Ata de Reunião em 15/05/2008

1- Criado o blog arteememoria@blogspot.com como instrumento aglutinador dos elementos do grupo e sua produção.
Solicitamos a todos enviar para arteememoria@gmail.com um pequeno texto de um parágrafo sobre a sua pesquisa, CV de um parágrafo e uma imagem que possa “representar” sua pesquisa/trabalho para publicação no Blog.
Informar links que gostariam de incluir.

2- Cada membro deve definir um livro da bibliografia para produzir um fichamento e apresentação ao Grupo no segundo semestre.

3- Estamos recomendando a exposição de Cláudio Mubarac “Idéias de fabricação: pequeno atlas” no Instituto Moreira Salles na Rua Piauí, 844 (SP/SP)de 16 de maio a 27 de julho de 2008.

Objetivos

Os encontros do Grupo de Pesquisa "Arte, Memória e Tempo", iniciados no primeiro semestre de 2008 na FASM, objetivam, antes de mais nada, reunir prática de atelier, estudos e reflexão.
Os integrantes do Grupo desenvolvem projetos artísticos diversos: pinturas, desenhos, fotografias, gravuras, fotocópias, vídeos, técnicas mistas, objetos, instalações e outros.
Questões do Tempo da Memória, da Materialidade interessam e são alvo de estudos na medida que se transformam em objetos artísticos.

Como dar forma ao tempo fugidio?

Como representar imagens da nossa memória?

Estas questões interessam enquanto geradoras de obras de arte: material, formas, cores, volumes, luzes e sombras....são as questões de linguagem visual que surgem.
E, porque, em um mundo com tantos recursos tecnológicos, justamente estas questões relativas ao tempo, à memória (ou ausência da mesma) tanto interessam?

Os encontros, que a partir do segundo semestre de 2008 serão quinzenais, visam, até o final do ano, reunir material para publicação, revista ou caderno, reunindo reflexões e imagens

7 de mai. de 2008

Funcionamento

Primeiro semestre de 2008- Reuniões mensais na Faculdade Santa Marcelina
Datas: 04/04; 10/04; 15/05; 12/06

Segundo semestre de 2008- Reuniões quinzenais com prática em atelier
Datas: 7/8; 21/8; 4/9; 25/9; 2/10; 23/10; 06/11; 27/11; 11/12

Pesquisadores

Adriana Rodrigues Dias
Ângela Bellezzo Lotaif
Ângela Márcia de C. Alves Gonçalves
Cássia Silva Alves Gonçalves
Claudia Colombo Tatit
Fernando de Oliveira Bastos Neto
Flavia Samarone
Laura Maria Cardoso Pereira
Michele Viviane de Oliveira
Reinaldo da Silva Batista
Rosa Maria Esteves Migotto
Rosana de Oliveira Lopes
Rosângela Dorazio
Sueli Vital e Silva
Teresa Berlinck
Valéria Garcia de Oliveira
Virgilio Neves


Rosa Esteves
Rosa Maria Esteves Migotto – São Paulo/SP)

Artista plástica, desenvolve sua produção na área de fotografia, gravura, objeto escultórico e performance. Em seu trabalho questiona o universo feminino, por meio da exploração de arquétipos que dizem respeito ao corpo feminino na arte. Explora também as questões referentes aos efeitos do tempo sobre o corpo e à memória corporal, apresentando discussões sob um viés autobiográfico. Realizou 14 exposições individuais e participou de mais de 50 exposições coletivas, no Brasil e exterior.
Formada em Artes Plásticas pela FAAP, em 1976. Mestre em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1983) com a dissertação de Mestrado: Uma Fotobiografia de Vital Brazil.
A partir 1981, atua como museóloga no Museu Lasar Segall/SP, sendo a responsável pelo Arquivo Fotográfico Lasar Segall. Entre 1987/1989, obteve Bolsa de Pesquisa concedida pelo CNPq para tratamento da coleção de negativos vê vidro que documentam a obra de Lasar Segall. Entre 2004/2005, executou a coordenação técnica do Projeto de Sistematização do Arquivo Fotográfico Lasar Segall com o apoio de VITAE. Desenvolve, desde 1994, pesquisa sobre a obra gráfica de Lasar Segall, o que inclui a conservação, documentação e reimpressão de matrizes. Entre 1989 e 1991, foi orientadora no Ateliê de Gravura desta instituição.
Entre, 1979/1980, foi professora do Curso Básico de Fotografia do Foto Cine Clube Bandeirante.
http://lattes.cnpq.br/1221293091193746
http://www.artecomestivel.fot.br/

de todo coração
http://rosaesteves.blogspot.com/
Resgatar a memória de alguém que nasceu no fim do século XIX é difícil. Principalmente se esse alguém com o passar dos anos foi esquecido e deixou pouca informação a seu respeito. As pessoas com que conviveu não existem mais e as poucas que poderiam ter alguma lembrança dela, na época eram crianças.
Lembro-me que quando menina, eu devia ter uns oito anos, fomos algumas vezes com meu pai, levar minha avó para visitar sua tia que estava em um sanatório. Corria o fato de que ela era louca, e tinha sido internada quando viajou aos Estados Unidos. “...ela voltou de navio em “camisa de força”, tio Vitalzinho foi buscá-la no porto de Santos e internou-a, em São Paulo...”
Era um sanatório no Itaim. Lembro-me que o lugar ficava no fim de uma rua, que fazia uma curva para a direita. Este local, hoje eu sei, era o Sanatório Bela Vista, que foi desativado nos anos oitenta.
Até então as informações que eu tinha indicavam que, tia Nicinha, como era chamada, havia tido um surto e desta forma fora encaminhada para tratamento, tendo sido internada no final de 1929 ou início de 1930. Ela morreu em 1967. Minha avó dizia que quando ia visitá-la ela não a reconhecia. Passou 37 anos de sua vida internada. É a sua história que pretendo contar. Desde 2003, realizo uma pesquisa para levantar informações a seu respeito, já tenho uma visão um pouco mais clara de quem foi Tia Nicinha. Alguns espaços ainda estão em branco, mas, aos poucos, espero conseguir preenchê-los, com fatos ou ficção. Este trabalho, em sua homenagem, é o início de resgate de sua memória.

Reinaldo Batista

Artista plástico, mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina em 2008.
Pesquisa as possibilidades plásticas e visuais de sucata de aparatos informáticos em ateliê sendo a memória virtual e digital o tema no plano teórico.
http://lattes.cnpq.br/5849729998983343
http://www.reinaldobatista.blogspot.com
http://reibat@photoblog.com/reibat

Cássia Gonçalves
Mestre em Artes Visuais pela FASM – Faculdade Santa Marcelina, no Programa de Mestrado em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Produção em Artes Visuais, com o título: MARCAS DA MINHA EXISTÊNCIA - Registros Gráficos, rientadora Prfa. Dra. Luise Weiss. Ano de obtenção: 2008. http://www.marcasdaminhaexistencia.blogspot.com
Ganhadora da bolsa de artes da fundação “The Pollock-Krasner Foundation ”,
New York, Estados Unidos, para o período de 2000/2001.( www.pkf.org/granteesdatabaseartists)
Curso de Pós-Graduação em Arte Educação, concluído em 2000, na FPA - Faculdade Paulista de Artes, São Paulo, SP .
Graduação em Licenciatura Plena, Educação Artística, Habilitação em Artes Plásticas,1981.
http:/www.fundacaostickel.com.br/exposicoes

MARCAS DA MINHA EXISTÊNCIA - Registros Gráficos
As imagens gravadas na gravura em metal, nas suas diversas técnicas
(ponta-seca, maneira-negra, água-forte, água-tinta, etc...), utilizadas ao longo do meu percurso como artista plástica, sempre surgiram espontaneamente, pois o foco de imagens raramente tinha um “tema específico”.
Quando havia um tema nunca tive a intenção de ilustrá-lo, de ser uma cópia fiel de imagens figurativas, e, sim, de representar as imagens em questão.
Na poética estabelecida neste estudo tais formas aparecem absolutamente “livres”, sem vínculo com a figuração, apenas servindo para expressar o desenho que eu queria criar, fosse gravado em placa de acrílico, chapa de metal ou de poliestireno.
Inicialmente, foi utilizada a técnica de impressão de gravuras, com a finalidade da reprodutibilidade, característica intrínseca da técnica da gravura. Por muito tempo imprimi as imagens gravadas nos suportes de: placa de cobre, zinco ou poliestireno, até alcançar o foco deste estudo, que são as grafo-esculturas transparentes.
O primeiro material usado, que deu origem à esta pesquisa , foi o poliestireno, o qual, anteriormente, eu usava para imprimir as gravuras. Nesta etapa da pesquisa, que continuo a desenvolver , esse mesmo material é usado como “ matéria-prima do projeto artístico”.
Depois surgiu o acrílico, no qual as formas apresentam-se absolutas, livres.
Por outro lado, nele, essas formas contêm forte carga de emoção, de representação, como é o caso das grafo-esculturas transparentes,
Essa denominação é perfeita para a série desenvolvida atualmente, pois as formas gravadas no suporte – acrílico – estão prestes a alcançar o espaço. As formas parecem estar em movimento ascendente, à procura de mais espaço de representação, por minha determinação procurando, assim, a tridimensionalidade.

Angela Lotaif

A artista plástica Angela Lotaif é mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Sua pesquisa aborda questões relacionadas ao desenho e a experiências com novas mídias. A artista enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa, buscando alguns conceitos do Surrealismo como referência. No seu trabalho existe a tentativa de resgatar o que está submerso no inconsciente.
“Penso meu trabalho como uma porta, uma passagem que dá acesso a este mistério revelando fragmentos da memória.”
A maior parte do seu trabalho se desenvolve a partir de desenhos feitos em cadernos onde a escrita participa do desenho. Parte destes desenhos são usados como matriz para elaboração de outros trabalhos.

Caderno Entre, 2006
29,7 X 21 cm (cada folha)
Técnica mista sobre papel vegetal
http://angelalotaif.blogspot.com/
http://www.vestigios.kit.net/

Adriana Dias

Arte educadora e artista plástica. Mestrado em América Latina Contemporânea e Master em Direção e Gestão de Bem-estar Social e Serviços Sociais, ambos pela Universidad de Alcalá, Espanha. Bacharelado e licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas, UNICAMP. Cursando especialização em Terapia Familiar Sistêmica.
Atualmente é professora autônoma da Universidade São Marcos. Coordenadora e docente de cursos de artes visuais em Oficinas Culturais. Docente em escolas públicas e privadas em educação básica.
Prêmio e menção honrosa em desenho.
http://lattes.cnpq.br/5695328193965607

SUELI VITAL E SILVA nasceu em 1958 na cidade de Santo André, SP.
Formada em Artes Plásticas na FATEA, em 1991. Em 1998 cursou a Pós graduação em Arte-Educação na ECA-USP. Participa do grupo de Pesquisa Arte, Memória e Tempo, orientado pela Profª Dra. Luise Weiss na FASM desde 2008.

Participou de exposições individuais e coletivas entre elas “LIVRO_ARBÍTRIO” na B_arco Arte Corredor, Anexo da Galeria Virgílio em São Paulo em 2008/2009 e “Traços do ABC” no Centro de Desarollo de las Artes Visuales – Habana/Cuba, em 2000. Recebeu os prêmios: 2003 - Menção Honrosa na Ala Contemporânea no “XVIII Salão de Artes Plásticas Benedicto Calixto”, Itanhaém/SP e em 1997 o prêmio aquisição no “1º Salão de Arte do Grande ABC"– Espaço Henfil de Cultura – São Bernardo do Campo/SP. Tem obras no Acervo da Pinacoteca do Museu de Artes de São Bernardo do Campo.

Tem formação na área de Artes Cênicas realizada na Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Participou de vários espetáculos como atriz entre eles: “Entre Tempos”, recebeu indicação de melhor atriz no Festival de Teatro de Santo André e “O Coronel dos Coronéis”, direção de Ulisses Cruz, prêmio Mambembe na categoria Grupo, Movimentos ou Personalidades, em 1981.

Participou de vários Projetos de Formação de Artes Visuais e Cênicas para Professores em instituições publicas e privadas desde 1989, entre eles: “Vivências Culturais” do Instituto Tomie Ohtake, 2003/2004, “Projeto Criança” do CENPEC em 2005, “Rede Cultural” da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional de Santo Andre 2004/2008, o Projeto “Rede em rede” da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, 2006/2007. Assessoria Vera Cruz de 1997/2004.

Desenvolveu pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da Linguagem Dramática e ao Desenvolvimento da Linguagem Visual. Atualmente as Imagens Noturnas e as questões referentes ao Tempo, Memória e a sua materialidade na produção Visual são os meus objetos de estudo.
Endereço CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5399165352245502
http://www.flickr.com/photos/livroarbitrio/
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=cultura_pinacoteca_acervo&lIHTM=false&PaginaAtual=65




Bibliografia

1- BIBLIOGRAFIA GERAL (Arte, Memória e Tempo)

Aguiar, Joaquim Alves de.”Espaços da Memória” (um estudo sobre Pedro Nava), Ed. USP, SP, 1998.

Arendt, Hannah “Entre o Passado e o Futuro” Ed. Perspectiva S.A.,São Paulo,1972.

Auster, Paul. “O Inventor da Solidão”. Círculo do Livro, Editora Best Seller, SP, 1982

Bachelard, Gaston "A Intuição do Instante" 1a. ed. Verus Editora ISBN 8576860104

Bachelard, Gaston. “A Poética do Espaço”: In:Os Pensadores. Editora Abril, São Paulo, 1978. p.183-354.

Baudson, Michel. “L’Art et le Temps”. Regard sur la quatríème Dimension. Le Noveau Musée-Villeurbanne, Bruxelles, 1984.

Baudrillard, Jean. “A Arte da desaparição”. Editora UFRJ, Núcleo de Tecnologia da imagem, 1997.

Benjamim, Walter. “Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação.”
São Paulo, Summus, 1983.

Benjamim, Walter. “ Charles Baudelaire – Um Livro no Auge do Capitalismo”, vol.III. Obras escolhidas. Ed. Brasiliense SP, 1989

Bergson, Henri. “ Memória e Vida”. Textos escolhidos por Gilles Deleuze. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 2006

Bergson, Henri. “Matéria e Memória”. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1990
Borges, Luís. “As Cinco Visões Pessoais”. Ed. Universidade de Brasília, 1985

Bosi, Ecléa. “O Tempo Vivo da Memória”. Ed. Ateliê, SP, 2003

Bosi, Ecléa. “Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos”. Cia das Letras, 1999.

BRUNI, José Carlos; MENNA-BARRETO, Luiz; MARQUES, Nelson (orgs)"Decifrando o Tempo Presente" Editora UNESP, SP, 2007.

Bulhões, Maria Amélia (org.) "Memória em Caleidoscópio: Artes Visuais no Rio Grande do Sul" Ed. da UFRGS, 2005.

Buñuel, Luis. “Meu Último Suspiro”. Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1982.

Burke, Peter "Testemunha Ocular"História e Imagem. Edusc, 2004

Concinnitas 8. ano6. vol.1 número8. Julho 2005 “Cicloviaérea”. UERJ- Rio de Janeiro- Revista do Instituto de Artes da UERJ.

Danilo Santos de Miranda(org) • Memória e Cultura: “A Importância da Memória na Formação Cultural Humana”., Sesc, SP, 2007.

Dean, Tacita; Millar, Jeremy."Place" Thames and Hudson, New York, 2001 ISBN 0-500-93007-4

Deleuze, Gilles. “Proust e os Signos”. Ed. Forense, Rio de Janeiro, 2006.

Deleuze, Gilles. “Bergsonismo”. Editora 34, SP, 1999.

Departamento do Patrimônio Histórico. “ O Direito à Memória, Patrimônio histórico e cidadania.”. São Paulo. 1992.

Didi-Huberman, Georges. “L’Empreinte” Centre Georges Pompidou. Paris, 1997.

Didi-Huberman, Georges. “O que vemos, o que nos olha”. Editora 34 São Paulo, 1998

D’ORS, Eugenio. “Introducción a la vida angelica”. Madri. Editorial Tecnos S.A., 1986.

Douek, Sybil Safdie. “Memória e Exílio.” Ed. Escuta, São Paulo, 2003

Eliade, Mircea. “Mito e Realidade”. Ed. Perspectiva, SP, 1972.

Eliade, Mircea. “ O Mito do eterno retorno: perspectivas do hoje”.
Edições/70, 1969.

Elias, Norbert. “ Sobre o Tempo”. Editora Jorge Zahar, Rio de Janeiro,1998

Feldman-Bianco, Bela.; Moreira Leite, Miriam (Orgs). “ Desafios da imagem”. Fotografia, iconografia e video nas Ciências Sociais. Ed. Papirus, Campinas, 1998.

Gagnebin, Jeanne Marie. “Sete aulas sobre linguagem, memoria e história”. Imago Editora, Rio de Janeiro, 1997.

Gagnebin, Jeanne Marie. “ Lembrar, escrever, esquecer.” Editora 34, SP, 2006.

Ginzburg, Carlo. “Olhos de Madeira: Nove reflexões sobre a distância”. Companhia das Letras, São Paulo, 2001.

Halbwachs, Maurice. “ On Collective Memory”. The University of Chicago Press, Chicago and London, 1982.

Halbwachs, Maurice. “ A memoria Coletiva”. São Paulo, Edições Vértice, 1990.

Ianni,Octávio. “Enigmas da Modernidade-Mundo.” Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2000.

"Image et Mémoire" Les Cahiers de Grimh no.3
Actes du 3e.Congrès International de Grimh
Lyon, 21-22-23 Novembre 2002.

Indij, Guido (ed.)“Sobre El Tiempo”, Buenos Aires, La Marca Editora, 2008.

Izquierdo, Ivan. “A Arte de Esquecer:: Cérebro, Memória, e Esquecimento”. Rio de Janeiro, Vieira e Lent, 2004.

Kadinsky. W. “Olhar sobre o passado”. São Paulo, Martins Fontes, 1991

Leibing, Anette e Benninghoff Luhl, Sibyle (orgs). Devorando o Tempo.
Brasil o país sem memoria”. Ed. Mandarim, SP, 2001.

Leite, Miriam Moreira. “Retratos de Família.” São Paulo. Edusp, 1993.

Le Goff, Jacques. “História e Memória”. Ed. Unicamp, Campinas,1996.

Lipovetsky, Gilles; Charles, Sébastian. “Os Tempos Hipermodernos”. São Paulo: Barcarolla, 2004.

Lyotard, Jean-François. “O Inumano” Considerações sobre o tempo.
Coleção Margens. Editorial Estampa, Liboa, 1989.

Manguel, Alberto “Lendo Imagens”. Companhia das Letras, São Paulo, 2001.

Mauron, Véronique e Ribaupierre, Claire. “Les corps évanoui, les images subites”. Hazan, Paris, 1999.

Novaes, Adauto. “Tempo e História”. Companhia das Letras, SP, 2006

Pelbart, Peter Pál. “O Tempo não reconciliado.” Imagens de Tempo em Deleuze. Ed. Perspectiva, Fapesp, 1998.

PRIGOGINE, Ilya. "O Nascimento do Tempo" Edições 70, Lisboa, Portugal. 1988

Ricoeur, Paul. “Tempo e Narrativa”, I, II e III. Editora Papirus,
Campinas, 1997.

Ricoeur, Paul. “A Memória, A História, o Esquecimento”. Ed. Unicamp, Campinas, 2007.

Robertson, Jean, 1950- "Themes of contemporary Art: Visual Art after 1980" Oxford University Press, Inc. 2005 ISBN-13:978-0-19-516215-8

Rykwert, Joseph. “A Casa de Adão no Paraíso”. A idéia da Cabana Primitiva na História da Arquitetura. Ed. Perspectiva, SP, 2003.

Santo Agostinho. “Confissões”. Ed Vozes, Petrópolis, RJ, 1988

Sarlo, Beatriz. “Tempo Passado”. Cultura da Memória e Guinada Subjetiva. Cia das Letras/ UFMG, 2007

Sartre, Jean Paul. “O Imaginário”, São Paulo. Ática, 1996.

Seligmann, Silva Marcio (org) “História, Memória, Literatura”. Ed. Unicamp, SP, 2003.

Seligmann, Silva Marcio (org) “Palavra e Imagem: Memória e Escrita”. Ed. Argos, 2006.

Shama, Simon. “ Paisagem e Memória”. Companhia das Letras,
SP, 1996.

Silveira, Paulo "As existências da narrativa no livro de artista" Tese de Doutorado na Universidade Federal do rio Grande do Sul. disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000623021&loc=2008&l=233fff0848924788

Stallybrass, Peter . “O casaco de Marx: roupas, memoria, dor”.
Belo Horizonte, Autêntica, 2004.

Steiner, Barbara; Yang, Jun "Autobiography" Art Works, Thames and Hudson, New York ISBN 0-500-93005-8

Thompson, Paul. “A Voz do Passado.” História Oral. Paz e Terra.
Rio de Janeiro, 1992

Tarkovski, A. “Esculpir o Tempo”. Martins Fontes, São Paulo,1998.

Townsend, Chris. “The Art of Bill Viola”. Thames and Hudson, London, 2004.

Yates, Frances A. “A Arte da Memoria”. Ed. Unicamp,Campinas,2007

Waldman, Berta “Entre Passos e Rastros”. Editora Perspectiva, São Paulo, 2003.

Weinrich, Harold. “Lete/ Arte e Crítica do Esquecimento”. Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2001.

Zambrano, Maria. “Los Sueños y El Tiempo”. Biblioteca de ensaio Siruela, Madrid, 2006.

1.1- Catálogos

Elida, Tessler
“Vasos Comunicantes”
Pinacoteca do Estado de São Paulo
10 de Maio a 15 de Junho de 2003.

Brodsky, Marcelo
“Buena Memória – Um ensaio fotográfico de Marcelo Brodsky.
La Marca Fotografia, Buenos Aires, Argentina, 1997.


2- BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA
(fotografia, cinema, vídeo, novas mídias...)

Barnier, John. “Coming into Focus (A step-by-step Guide to Alternative Photographic Printing Process)" Chronicle Press, 2000 ISBN: 0-8118-1894-2.

Barthes, Rolland. “A Câmara clara.” Rio de Janeiro. Ed. Nova Fronteira, 1984.

BURKE, Peter. "Testemunha ocular: história e imagem". Traduzido por Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru: Edusc, 2004. 270 p. il. fotos 23cm. (História). ISBN 8574601926.

Bellour,Raymond.Entre-Imagens.Fotos,Cinema,Video.Editora Papirus,Campinas,SP,1997.

Deleuze, Gilles "La Imagen-Movimiento. Estudios sobre cine 1- Paidós, Comunicación/ Espanha, 1994

Deleuze, Gilles "La Imagen-Tiempo. Estudios sobre cine 2- Paidós, Comunicación/ Espanha, 1994

Domingues,Diana."A Arte no século XXI.A Humanização das tecnologias".Ed Unesp,1997.

DUBOIS, Philippe. “O ato fotográfico”. Campinas, SP, Papirus, 1994

FABRIS, Annateresa. "A captação do movimento: do instantâneo ao fotodinamismo". ARS: revista do departamento de artes plásticas ECA USP. São Paulo: Editora 34, v.2, n.4, 2004. 135 p. http://www.cap.eca.usp.br/ars4/fabris.pdf

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta- Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro- Relume Dumará, 2002. ISBN 85-7316-278-3.

Koury, Boris. “Fotografia e História.”. Ateliê Editorial, SP, 2001.

Krauss, Rosalind "Caminhos da Escultura Moderna" Tradução: Julio Fischer, Martins Fontes, 2a. edição, São Paulo, 2007 ISBN- 978-85-336-2392-7

MACHADO, Arlindo. "Máquina e Imaginário: O desafio das poéticas tecnológicas". São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. ISBN 85-314-0143-7.

SAMAIN, Etienne et al. (Org.) "O fotográfico" – 2ª. ed. – São Paulo : Editora Hucitec / Editora Senac: São Paulo, 2005. 349p. ISBN 85-7359-411-X.

Schaeffer,Jean-Marie.A imagem precária.Ed Papirus,Campinas,1996.

Sontag, Susan. “Ensaios sobre Fotografia.” Publicações, Dom Quixote, 1986

Viola, Bill. “Território do invisivel”.Catálogo. Rio de Janeiro. Centro Cultural Banco do Brasil, 1994