29 de jun. de 2009

Encontro em 25 de junho de 2009

Presentes na reunião: Luise, Cássia, Reinaldo, Lúcia Loeb, Valderez, Rosa Esteves, Sueli Vital

1- Luise levou a revista da UNICAMP: MOVIMENTO ( em debate) www.adunicamp.org.br
E comentou artigo que fala sobre como mensurar o trabalho / produção do artista. As instituições colocam regras para mensurar esta produção, que vem da ciência.
Sugeriu também o livro: Artífice- de Richard Sennett - Ed. Record, 364 págs-R$ 49,00 (saiu matéria no Caderno2 (Jornal Estado de São Paulo) de 14 de junho de 2009 comentando sobre o livro).http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090614/not_imp386868,0.php
Seguiu-se a apresentação dos participantes que levaram relatório que foi pedido pela Luise.

2- Reinaldo entregou relatório “ Algumas questões em relação à memória” , como parte de reflexão do seu trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido dentro do grupo.
Colocou quais questões são mais relevantes sobre seu trabalho, como LUZ / SOMBRA.
Reinaldo fala também sobre como ficará a questão da memória, o que vai ser desta no mundo digital, onde tudo está acessível e registrado?
Luise observou que em alguns momentos o texto passa por determinados tópicos que poderiam ter uma reflexão mais aprofundada sobre os mesmos. E, em relação à pintura deixar este aprofundamento para mais tarde.

3- Valderez também entregou relatório relacionando referências que influenciam seu trabalho ao citar leituras por ela feitas, como: Proust, Walter Benjamin. Cita artistas que também a influenciaram, que dialogam com seu trabalho ,como: Andy Golsworhty, Christo, Walter de Maria, Giuseppe Penone, Richard Long.
O trabalho faz reflexão sobre o virtual, tátil e olfato. Com relação a Marcel Duchamp faz uma analogia com o fato dele ter feito um trabalho,colocando o “ ar de Paris”, engarrafado.
Cita Yves Klein relacionando a questão do vazio, influência da tradução zen.
Com o artista Christo cita a materialidade e foi sugerido pela Luise que após todas estas reflexões o trabalho agora seja dirigido para o lado prático.

4- Rosa Esteves cita como influência no seu trabalho Amélia Toledo, Yves Klein. Começa citando Amélia Toledo após ela ter desenvolvido trabalho sobre o CORPO que muito a influenciou e impressionou.
A relação com Yves Klein, são com as antropometrias, relacionando estes com seu trabalho com as Deusas. A preocupação dela nos trabalhos, com o CORPO no ESPAÇO.
Cássia, Sueli Vital, Lúcia Loeb vão entregar o relatório no início do próximo semestre.

5- Aguardem maiores informações sobre a data da primeira reunião em agosto de 2009.